É Primavera
Neste fim de semana o Rio vai ser uma festa para quem gosta de ler: a famosa Tribuna C do Jockey Club Brasileiro, na Gávea (onde é realizada a Babilônia Feira Hype) vai realizar a Primavera dos Livros. O evento, considerado uma alternativa à Bienal do Livro, reunirá nada menos que 56 editoras (Casa da Palavra, Ateliê Editorial, Relume-Dumará, Cosac & Naify, 34 e Estação Liberdade, entre outras) para discutir a situação do mercado e garantir uma visibilidade maior do que a da Bienal.Amanhã, dia 19, o evento será um fórum fechado para profissionais do mercado editorial, em que serão discutidas questões relacionadas à política de aquisição de livros pelo Governo, à produção, distribuição, comercialização e à formação de cooperativas e associações de pequenas e médias editoras. No sábado, 20, e domingo, 21, a feira será aberta ao público, das 10h às 22h.
Haverá descontos de 20% a 40% sobre o preço dos livros e uma série de eventos.
Programação do fim de semana
Os eventos promovidos durante a Primavera dos Livros têm como objetivo aproximar o leitor do livro e dos editores. Todas as atividades terão como temas a relação leitor com o objeto livro, a leitura e a formação de novos leitores. Três espaços cumprirão esse papel: a Arena Shakespeareana, destinado aos adultos, o Espaço Infantil Biblioteca, para as crianças e o Espaço Mão na Massa, com oficinas para crianças e adultos. Abaixo, a programação da Arena Shakespeareana:
SÁBADO, 20/10
11h
Verdades e mentiras na formação do leitor
Mediadora: Graça Lima (ilustradora)
Convidados: Roger Mello (Manati), Eliane Yunes (professora da PUC-RJ) e Alberto Goldin (Berlendis & Vertecchia)
Pauta: perfil do leitor infantil atual, como atrair este público para o livro em épocas de videogames.
Público direcionado: professores, bibliotecários.
14h
Qual o impacto dos atentados nos EUA sobre a política mundial no futuro próximo?
Mediador: César Benjamin (editor da Contraponto)
Convidados: Wanderley Guilherme dos Santos (Editora da UFRJ), Luis Fernandes (Mauad), Paulo Anthero Barbosa (Beca)
Pauta: Situação internacional: a crise nos EUA.
16h
E a Arte na Mídia? Considerações sobre a importância da arte brasileira na imprensa nacional
Mediador: Max Perlingeiro (editor da Pinakotheke)
Convidados: Nelson Felix (Cosac & Naify e Casa da Palavra), Jacob Klintowitz (Pinakotheke), Ricardo Basbaum (Contracapa), Luis Camilo Osório (Cosac & Naify)
Pauta: o livro de arte, dificuldades de publicação e divulgação destas obras, o aumento na produção e a procura.
19h
Música nos livros: meandros de pesquisa e produção
Mediador: Egeu Laus (editora Beca)
Convidados: Carlos Monte (Manati), Marcelo Câmara (Mauad), Eduardo Seincman (Via Lettera), Marília Barbosa (diretora do MIS), Henrique Cazes (Editora 34), Sérgio Cabral (Lumiar)
Pauta: pesquisadores acadêmicos e não-acadêmicos
DOMINGO, 21/10
11h30
Quadrinhos: literatura das imagens
Mediador: Jotapê Martins (Ed. Via Lettera)
Convidados: Caco Xavier (Via Lettera), Marcelo Gaú (ed. Conrad), Fábio Moon (ed. Via Lettera), Gabriel Bá (ed. Via Lettera)
14h30m
Novos autores, novas narrativas?
Mediador: Ítalo Moriconi
Convidados: Luiz Ruffato (Boitempo), Cristiane Costa (Idéias/JB), Nelson de Oliveira (Ateliê Editorial), Luiz Marra (Hedra)
Pauta: Esta mesa pretende discutir a produção de novas ficções e o novo espaço conquistado no mercado brasileiro por seus autores. A partir da diversidade de estilos destes autores, que traços comuns os definiriam como uma mesma geração de ficcionistas? Será que podemos falar em uma "geração 90"? Quais seriam as características desta geração? Será que os autores percebem alguma unidade?
16h30
Violência e subjetividade no Brasil de hoje
Mediador: Samuel León (editor da Iluminuras)
Convidados: Eliane Robert de Moraes (prof. de Teoria Literária), José Arbex Jr. (jornalista), Marília Amorim (socióloga)
19h30
Pra quê poesia hoje?
Mediador: Leda Hühne (editora da Uapê)
Convidados: Cláudia Roquete Pinto, Donizete Galvão, Alberto Pucheu, Afonso Henriques Neto
Pauta: a poesia hoje, novos poetas e formas de poemas.
20h30m
Roda de leitura de poesias
Leitores: Olga Savary, Astrid Cabral, Gilberto Mendonça Teles
Performance
Arnaldo Antunes (a confirmar)
O ingresso custa R$ 2,00. Estudantes e professores pagam meia. Menores de 12 anos e maiores de 65 anos não pagam. A renda líquida do evento será usada na compra de livros das 56 editoras participantes. Os livros serão comprados com 50% de desconto e serão doados para as bibliotecas municipais, num acordo com a prefeitura do Rio, através da RioArte.
E boas leituras!